domenica 31 gennaio 2010

Lua de Mel

Lua de mel – Do latim, luna = lua, + mellis = mel. Em grego méli, melitos = mel. O mel é uma substância doce e saborosa elaborada pelas abelhas. Ele é desde tempos imemoriais ligado ao bem estar e à felicidade. A expressão “lua de mel” designa, pelo menos desde o fim da Idade Média, as primeiras semanas do casamento. Existem várias explicações a partir de costumes de diversos povos sobre a expressão. Os romanos untavam a soleira da porta de entrada da casas dos noivos expargindo gotas de mel. Os povos orientais costumavam presentear os noivos com mel e vinho, por ocasião das bodas. Os noivos se retiravam do convívio familiar e social pelo período de uma lua, ou seja de três a quatro semanas. O Dictionary of Etymology (Ed. Chambers, New York, 2001, p. 489, na palavra honey), diz que a expressão é uma referência irônica ao matrimônio, no sentido de que, assim como a lua começa cheia e depois tem fases minguantes, no matrimônio, inicialmente tudo é doçura, mel, depois nem tanto e nem sempre. A ideia é válida para quase tudo: as primeiras viagens de um aviador; as primeiras operações de um doutor; as primeiras aulas de um professor, doutor recém-formado... e assim por diante... a rotina ocorre não só no casamento.

giovedì 28 gennaio 2010

Ampere

Antropônimo de André M. Ampère, * 1775 +1836, físico e matemático francês que descobriu em 1820, a ação magnética das correntes elétricas. O termo “ampere” hoje designa a unidade de medida para a corrente elétrica no Sistema Internacional.

Abreugrafia

Antropônimo do médico Paulista Manuel José de Abreu, *1894+1962. Eles criou o processo que permite fixar em chapa fotográfica de dimensões reduzidas, a imagem obtida por radioscopia. Esse processo recebeu nome de “abreugrafia” eu sua homenagem.