lunedì 27 giugno 2011

ACORDO ORTOGRÁFICO - PRINCIPAIS MUDANÇAS

1. Cai o acento agudo nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas: aboia, assembleia, boleia, colmeia, epopeia, heroica, ideia, jiboia, joia, medeia, pinoia. ATENÇÃO: continua nas oxítonas: fiéis, herói, dói, corrói e também no ditongo aberto eu: véu, céu, troféu, mausoléu...

2. O trema está extinto: linguiça, linguística, aguentar, frequência, arguir.

3. Suprime-se o acento circunflexo nas formas verbais: creem, leem, deem, veem e derivados (descreem, releem, desdeem, reveem). O mesmo ocorre com o duplo "o": abençoo, enjoo, voo.

4. Retiram-se consoantes não pronunciadas: adoptado/adotado), afectivo/afetivo, acto/ato.

5. Não se emprega o hífen quando o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por "r" ou "s", devendo essa consoante ser duplicada: antirreligioso, antissemita, extrarregular, megassena.

6. Mantém-se o hífen com os prefixos acentuados pós, pré e pró, quando o segundo elemento tem vida à parte: pós-operatório, pré-requisito, pró-britânico.

7. O acento diferencial:
cai o acento agudo diferencial de palavras homógrafas: ficam sem acento para (verbo) e para (preposição)
também é retirado o acento agudo diferencial de: pela, pelo, polo;
é mantido o acento diferencial nas palavraspôde (3ª pessoa do singular) e pode (1ª pessoa do singular); pôr (verbo) e por (preposição);
entre forma (substantivo e verbo) e fôrma (substantivo) passa a ser facultativo.

8. Incorporação definitiva ao alfabeto das letras K, W, Y, aumentando-o de 23 para 26 letras: darwinismo, taylorista, kg e shakespeariano.

9. Não levam acento agudo as vogais tônicas i e u das palavras paroxítonas precedidas de ditongo: baiuca, baiuno, cauila.

10. Também não levam acento agudo as formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir: arguis, argui, redarguise redargui.

11. Está facultada a dupla grafia para fazer diferenciação: louvámos (passado) em oposição a louvamos (presente) e amámos (passado) em oposição a amamos (presente).

12. Mudança no h mudo:em Portugal retirada do h em húmido (fica úmido) e herva (fica erva).

13. A propósito do item 5 acima, pode-se acrescentar que as regras do hífen são as mais extensas e as que geram o maior número de dúvidas e interpretações: em geral, se o prefixo ou pseudoprefixo termina com vogal e a palavra seguinte começa com a mesma vogal ou com "h" tem hífen; se começa com uma vogal diferente, não tem hífen; se termina por "r" e a palavra seguinte também começa por "r" também tem hífen. ATENÇÃO: é importante notar que as regras do hífen, não valem para os nomes referentes à zoologia e à botânica, que continuam com hífen. Enfim, o hífen é um caso à parte nas regras do Acordo e precisam ser muito bem e cuidadosamente estudados para poder ser compreendido. Até a próxima.