domenica 21 febbraio 2010

Monórquido

Do grego, mónorchis, palavra formada de: monos = um, único, + órchis = testículo. Em zoologia, diz-se do animal que tem um só testículo, que no nosso sertão chamamos roncolho; em botânica diz-se da planta que tem um só tubérculo. A monorquidia atinge também o homem, seja por um defeito congênito, seja pela perca de um testículo em acidente.
Existem três monórquios – as duas formas são aceitas – chefes de estado, célebres na história dos séculos XIX e XX. Dois deles causaram pavor a toda a Europa. Um foi Napoleão Bonaparte, segundo alguns cronistas sem indicações muito exatas.
O outro é o Führer, Adolf Hitler *1898†1945, que perdeu um testículo na 2ª. Guerra Mundial na Batalha de Somme, em julho de 1916. Hitler adorava a companhia de mulheres e a história cita várias: Stefania, para quem ele escreveu versos que nunca mandou; Jenny Haug e Erna Hanfstaengl, de Viena, ambas após a 1ª. Guerra Mundial; Winifred Wagner, descendente do compósito Richard Wagner; Angélika Raubal, na intimidade Geli, foi o grande amor de Hitler, mas ele era ciumento, possessivo, com inclinações sexuais masoquistas, Geli não suportou e suicidou-se em 18/09/1931. Hitler encomendou um quadro dela ao pintor A. Ziegler, conservou o quarto intacto e todo ano ia pessoalmente ao cemitério levar flores no dia de seu aniversário. Finalmente Ewa Braun, que foi a sua amante semissecreta (na época, pouquíssimos sabiam), nos últimos 12 anos de sua vida, mas ela nunca aparecia junto com ele e quem geria a casa deles era o Martin Borman. Historiadores dizem que ela tentou o suicídio em 1932 e em 1935. Eles se casaram na véspera do suicídio. Por que ele se casou depois que decidiu morrer? Alguns supõem que ele teria prometido a Ewa Braun que um dia eles se casariam, ela esperou 12 anos e ele, “in extremis”, cumpriu a promessa. É difícil explicar porque Hitler não se casou. Uma suposição é que, sabendo-se admirado por numerosas mulheres e numerosos compatriotas, ele sempre preferiu glamorizar os alemães, mantendo-se solteiro, e por isso a amante era secreta. Hitler considerava a mulher com uma só tarefa: dar filhos (soldados) ao nazismo. Durante o nazismo só uma mulher, inteligente e de forte personalidade, conseguiu discutir política como Hitler, foi Magda Goebbels, esposa do baixinho Joseph Goebbels que era o Reichpropagandaleitex (Ministro da Propaganda). Ela e Goebbels tinham seis filhos e os homens todos tinham nomes começados com “H”, o que não era uma homenagem a Goebbels. Pelo menos uma autor, diz que o pai de sua penúltima filha, Magdalena, na verdade era o Hitler, mas disso não há prova conhecida. Mas Magda Goebbels passou à história sobretudo porque em 01/05/1945, um dia após a morte do Hitler, ela e o marido, envenenaram os seis filhos e se suicidaram. Deixaram a singela explicação: “Nenhum de nós, seria capaz de viver numa Alemanha sem Hitler!”

O terceiro chefe de estado monórquio foi o Gal. Francisco Franco da Espanha, que ao receber um tiro no baixo ventre na batalha de El Biutz, perto de Ceuta, em junho de 1916, apenas um mês antes da batalha em que Hitler recebeu também um tiro no baixo ventre. Esse acidente em que perdeu um testículo foi um dos grandes segredo da vida de Franco, só revelado em 1997, por José Luis Vilallonga, no livro “El Sable del Caudillo”. O autor põe em dúvida se ele era o pai de sua filha Carmen Franco Pólo. Com isso ele não quer dizer que ele seria estéril. Um monórquido não é necessariamente estéril. A suposição baseada em provas indiretas, é de que Carmen era adotada e não filha do casal. No dia 22 de maio de 2010, José Maria Zavala lançará na Espanha o livro: “Franco, el Republicano. La Vida Secreta de Ramon Franco”. Ramon Franco, irmão do Caudillo Franco, era um notável aviador. A suposição é a de que é ele o verdadeiro pai da filha adotiva de Franco. Ramon Franco teve a filha com uma mulher com quem morava e já com alguns anos ela foi adotada pelo irmão general Francisco Franco. Cognatos: orquídea (a planta), orquiectomia ou orquiotomia, orquidiografia e orquidografia, orquioneuralgia, orquiocele, orquioplexia, orquite, orquioesclerose, orquítico... todas formadas a partir do termo grego, “órchis”. O leitor poderá pesquisar mais informações sobre as que interessar. Os professores têm sugestões para trabalhos.

Nessun commento:

Posta un commento