lunedì 1 marzo 2010

Os filhos do 'nauta"

A palavra nauta vem do grego, naútes = navegador. Ela é formada a partir da palavra naũs = nau. Existem pelo menos sete palavras em português com o sufixo nauta. Vamos relembrá-las:

Argonauta – Palavra formada a união de ’Argos+ nauta. Argos é a capital da Argia, região do Peloponeso, na antiga Grécia. Era conhecida como Argos Hippos, pois nos seus campos pastavam ágeis cavalos. Ela era rival de Tebas,mas sempre foi superada pelos tebanos. Os argonautas foram cerca de 50 herois gregos que comandados por Jason, embarcaram na nave Argos, pintada de branco em busca do velo de ouro. A legenda dos argonautas é celebrada na Grécia já antes de Homero. A história guardou alguns desses nomes: Castor e Polux; Orfeu, Teseu, Telamon, Hylas...

Astronauta – Palavra formada de duas palavras gregas, áster, asteros = astro + nauta. Essa palavra foi proposta em 1927, pelo escritor francês J.H.Rosny Ainé *1856†1940, e foi totalmente aceitas pela ciência. Os americanos que iniciaram a corrida espacial atrás dos russos, escolheram essa palavra para designar os tripulantes das suas naves espaciais. Já que em plena guerra fria,os russos tinham escolhido outra palavra nomear os ocupantes de suas naves.

Cibernauta – Palavra formada a partir do termo grego grego Kybernétes = piloto,condutor. A palavra foi proposta em 1958 pelo americano, Norbert Wiener *1894†1964, para designar o usuário do espaço virtual telemático. A palavra ficou muito comum após 1985 com o advento da internet. A partir de sua etimologia e com a reintrodução do “k” em nosso alfabeto, a palavra deveria ser: cybernética.

Cosmonauta – Palavra composta de kósmos = mundo, universo + nauta = navegante. A palavra foi cunhada e escolhida adrede, em 1959, para designar um russo no espaço. Primeiro eles mandaram uma cadela, Laika, depois Yuri Gagarin e mais tarde a primeira cosmonauta, Valentina. Os americanos, pegos de surpresa, logo se organizaram e tiraram a diferença, mas escolheram a palavra astronauta para designar os tripulantes de suas naves.

Internauta – Dos termos inter = entre, + nauta = navegante. A palavra existia na antiguidade para designar um marinheiro que navegava entre outros marinheiros, pois alguns trechos dos mares: Ageu, jônico, Tirreno e mesmo do mediterrâneo e do Adriático tinham intensa navegação. Com o advento da internet a palavra ganhou nova vida e um outro sentido.

Lunauta – Termo cunhado para designar o navegante sideral que chega à lua. A palavra surgiu a partir de julho de 1969. O termo clássico para nomear o habitante da lua deveria ser: Selenântropo.

Taikonauta – Do chinês, taikong = espaço, + nauta = navegante. A partir de 2001 a China entrou com entusiasmo na corrida espacial e em 2003 mandou o primeiro homem ao espaço sideral e o segundo em 2005. O chinês Chiew Lee Yih, criou então a palavra “taikonauta”, para designar os tripulantes de suas naves. Por isso, um chinês no espaço, não é um astronauta, nem é um cosmonauta, mas sim, um “taikonauta”.

Nessun commento:

Posta un commento